17 de novembro de 2009

United Nations

Fui para Bonn, na Alemanha, para fazer um internship, ou seja, um estágio na ONU - Organização das Nações Unidas (United Nations). Ainda do Brasil, em fevereiro, enviei meu currículo para a Alemanha. Recebi o e-mail que fui aprovada em abril e iniciei em agosto. Duração: 3 meses.
A ONU é dividida em divesas unidades, tais como UNICEF, UNESCO, UN Volunteers... Trabalhei na UNU-ViE. United Nations Universty - Vice Rectorate in Europe. A matriz é em Tokyo.
Nosso projeto "mãe" era o Scientia, dividido em E-Learning for Africa e Dialogue for Sustainability (diálogo para a sustentabilidade). Participei do Dialogue 4 Sustainability (http:///), mais tarde também participei do E-learning for Africa. O objetivo é desenvolver projetos sustentáveis nos países do BRICS - Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul. Alguns projetos já estão bem adiantados, fiquei surpresa com o que descobri do Brasil.
E como já comentei aqui anteriormente, a Alemanha é um país muito preocupado com o meio ambiente e a sustentabilidade (http:///)
Minhas atividades principais: pesquisar instituições ligadas a sustentabilidade no Brasil e na India, traduzir abstracts, participar na organização de eventos, atualizar contatos, elaborar apresentações, pesquisar sobre eventos e organizações mundiais (G8, G20, OECD, Carnegie Group, etc...), etc...
Vista do prédio onde eu trabalhava, que tem 29 andares. Um dos poucos prédios da cidade de Bonn, ex capital da Alemanha.
Entrada do prédio Prédio da ONU ao fundo Congresso no Centro de Conferências de Bonn (antigo parlamento), que tive a maravilhosa oportunidade de participar. Basicamente sobre desenvolvimento dos países da Áfica e apoio da Alemanha. Meu crachá Posso dizer que foi uma das melhores oportunidades em toda a minha vida. Não apenas pelo fato de estar em uma organização internacional, como pelo fato de ter conhecido a cultura européia e a sua a forma de relacionamento no ambiente de trabalho. Costumes diferentes do Brasil. Fui super bem tratada e reconhecida. Adorei todos os colegas de trabalho, chefes... e aprendi muito.
E pelo fato de ser uma organização internacional, trabalhei com pessoas da Tunísia, Rússia, França, Indonésia, Vietnã, Moldávia, Itália, Uruguai, Colômbia, Brasil, Alemanha, Japão, África... enorme diversidade cultural. Amei! Aliás, Na Europa, é raro você encontrar alguém que fale menos de 2 idiomas... Conheci algumas pessoas que falavam 5 ou 7 idiomas. O dia-a-dia era em inglês, assim como nas reuniões.
Na ONU também tive a oportunidade de estudar alemão, porém 3 meses não são suficientes para se aprender essa língua tão difícil! E também fiz alguns cursos on line, da ONU, para melhorar a forma de escrever "Writing". Como escrever para o ambiente de trabalho, formal.
Agreço imensamente a Deus pela oportunidade, não poderia ter sido melhor, em todos os sentidos. Tive meu trabalho elogiado, recebi uma ótima carta de recomendação e se não fiquei mais tempo, sei que não foi por falta de reconhecimento. Bonn foi uma grande mudança em minha vida.

6 comentários:

  1. Parabéns Bianca. Desde a primeira vez que falamos sobre tua ida para a Alemanha eu sabia que Deus te reservava algo especial, e, pelo que vejo, realmente foi assim. E, sei também que este foi um divisor de águas na tua vida. Agora é ir em frente com toda garra como vc sempre faz. Beijos e felicidades, nós todos aqui torcemos por voce e te amamos. Hanny

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo apoio Tia Hanny! Também amo vocês e sinto muita saudades!

    ResponderExcluir
  3. QUE INCRÍVEL!!!! Mto legal o lugar,hein? Imagino o prestígio que deve ser ter trabalhado na ONU!! Eh mto chique!!

    Fiquei apaixonada pelas fotos da sua viagem!Um dia eu qro também! haihauihuahuia

    Bjos, obrigada pelo comentário no blog!=)

    ResponderExcluir
  4. Que lindo Bia, palavras cheias de emoção...também fico aqui emocionada por ver tanta coisa boa acontecendo na sua vida. Sempre haverão momentos de controvérsia, dúvidas, enfim... mas as coisas boas superam, muito bacana tudo o que aconteceu na sua vida desde que você foi, tenho absoluta certeza de que sua competência ficou evidente, fico muito feliz e orgulhosa por ter sua amizade e ter o privilégio de ver tudo o que está acontecendo de Bonn na sua vida ;o)
    Sempre pensando na tua trajetória, no teu bem-estar e na tua felicidade, tua amiga brasileita te manda um imenso abraço cheio de carinho, saudades e orgulho de todas as tuas conquistas!! Super beijo!

    ResponderExcluir
  5. Que barato Bia! Parabéns pelo estágio e pelas viagens! Será que vc poderia me dizer se encontrou bons projetos sustentáveis na Amazonia? Estou pesquisando sobre isso no momento e se pudesse ajudar, eu agradeceria.
    Um beijo,
    Sandra

    ResponderExcluir
  6. oi Sandra!!! Obrigada!!! Encontrei otimos projetos lá!!! Como eu disse, descobri bastante coisa legal... Qualquer coisa me manda um e-mail e te passo mais detalhes! bianca.p@terra.com.br. beijos

    ResponderExcluir

A-do-ro Comentários!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails