12 de janeiro de 2014

É só uma questão de educação?

-Olá, eu queria uma esfiha de frango
- Não tem.
- E tem pastel de frango?
- Não. De frango temos apenas empada.
- Ok, me vê uma empada e um suco de laranja. 
- Empada de quê?
- De frango!
- E para beber?
- Um suco!

Esse foi meu primeiro diálogo quando cheguei ao Brasil, no aeroporto de  Guarulhos (eleito o pior do mundo, veja aqui). Nos dias seguintes, ocorreram vários outros exemplos, como quando fui ao Burger King e tive que informar meu CPF (para nota fiscal) umas 4 vezes por que a atendente não conseguia digitar corretamente. Além disso, toda vez que vou pagar no cartão de crédito, quando entrego o cartão, já informo se vai ser em débito ou crédito. Posso contar nos dedos a quantidade de vezes que eles não me perguntam novamente... Gente, será que é só comigo? Tenho algum problema de comunicação?
Sempre achei o atendimento no Brasil precário, mas depois de passar 2 meses em Kansas City, isso ficou ainda mais evidente.
O atendimento lá é tão bom e tão respeitoso, que impressiona.

Teve um dia que fomos ao restaurante Cheesecake Factory e solicitamos uma mesa, a atendente disse que teríamos que aguardar na fila de espera. Eu mostrei algumas mesas vazias e perguntamos se não podíamos sentar ali e ela informou que o problema não eram os lugares disponíveis, mas sim, a falta de garçons suficientes. Alguém já viu isso no Brasil?

Outra coisa que reparei muito nos restaurantes, se eu pedi o prato A, a minha amiga o prato X e fulano o prato Y, quando eles vão trazer na mesa, eles colocam o prato certo para a pessoa correta. Não precisam ficar perguntando "De quem é esse, de quem é aquele?..." O mesmo com a conta e com o retorno da conta, quando devolvem cartão de crédito.

Quer mais? A TV do meu quarto, no hotel, estava com defeito em alguns canais. Informei a recepção, eles vieram arrumar e ainda deixaram um chocolate com pedido de desculpas. No Brasil também já me hospedei em diversos hotéis por causa do trabalho, alguns "melhores", mais famosos ou caros que esse de Kansas. Algumas vezes já ouvi coisas do tipo: a culpa é sua se a TV não funciona ou outras verdadeiras barbaridades que me recuso a falar aqui se não vira baixaria..... 
Qual seria a diferença entre e o Brasil e os EUA? Um dos motivos (mas não o único) é o famoso TIP. Tip é a gorjeta que pagamos para o garçom ou algum prestador de serviço, que varia entre 10 a 20%. Aqui no Brasil esses 10% já vem quase como obrigatório. Nos EUA, é obrigatório "moralmente". Por que? Por que o salário deles é muito baixo e eles dependem totalmente desse TIP. E é por isso que eles se esforçam para mostrar um excelente atendimento. Quanto mais satisfeito ficar o cliente, maior pode ser essa gorjeta. Se você não pagar, significa que você realmente não gostou do atendimento. E é moralmente rude. 

Nos EUA também funciona muito bem a política de devolução. Se você comprou algo e não gostou, pode devolver e eles estornam seu dinheiro. Sim, estornam, você não precisa trocar por outro item (exceção da Forever 21). Também não precisa informar o motivo. Desde que não esteja usado, sem etiqueta, ...

Também há uma grande diferença no respeito com os demais. Não há competição de quem empurra mais, quem chega primeiro. Como aqui no Brasil, eu estava esperando uma moça se servir no buffet de comidas. Ela me viu, viu que eu estava apenas esperando, ao invés de me deixar ir logo após ela, ela me empurrou e veio na minha frente (????). 
Nos EUA, as pessoas esperam. As pessoas dizem "Excuse me" o tempo todo, pra tudo, um mínimo esbarrão. Brasileiro empurra, bate, aperta, quer levar vantagem e não está nem aí. Já me disseram que brasileiro é muito orgulhoso para dizer por favor ou deixar outro passar. É orgulho ou falta de educação? Penso que os dois. 

Outro exemplo, se você pede informação na rua, eles fazem de tudo para explicar corretamente. tudo mesmo. Se não sabem informar, pedem desculpas mil vezes. No Brasil, já algumas pessoas fornecendo informações erradas e até rindo por causa disso. 

Não estou querendo aqui levantar uma bandeira de EUA é 100% melhor e Brasil não vale nada. Nada disso. Eu amo o Brasil, mas sei que ele tem muitos defeitos e temos muito o que aprender com os países desenvolvidos. Cultura e educação não é algo que se aprende, se muda em poucos dias. Isso leva anos. Décadas. Há quem diga que somos assim por causa da colonização. Mas não importa, se você pode fazer a sua parte, faça. Um pouco por dia pode fazer uma grande diferença. Gentileza gera gentileza ;-)

Veja a opinião de alguns estrangeiros sobre o Brasil, clique aqui  e ali













6 comentários:

  1. O Brasil tem muita coisa boa mas atendimento ao cliente não é uma delas. Na verdade eu diria que até entre o povo dito latino é assim. Eu conheço algumas pessoas que fazem unhas, depilação, toda essa parte de salão aqui nos EUA. Perguntei uma sobre o quanto ela cobrava pelo serviço e até hj estou esperando ela responder, coisa que nos EUA, no máximo 24 hs vc teria uma resposta.

    Eu ia em um salão que ficava há 1 hr da minha casa e fazia com uma moça do Porto Rico. Perguntei se ela tinha uma tabela de preços( pq aqui todos os salões tem) e a resposta que eu ganho é: minhas clientes sabem quanto eu cobro de cabeça. Detalhe, sendo que eu não sabia pois tinha começado a fazer com ela. A cara mais empurrada. Tu acha que eu voltei lá depois dessa? Voltei não. Não suporto nenhum tipo de destrato ao cliente muito mais quando o serviço que a pessoa oferece tem em todo lugar.

    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, as pessoas não percebem que um comentário negativo se alastra mais do que os positivos..... Eu tb não teria voltado Gi!!! bjs

      Excluir
  2. No quesito educação brasileiro realmente fica devendo. Lembro que depois de voltar da Holanda fiquei boba com a falta de educação de funcionários do aeroporto, supermercados, etc...eu dava bom dia e não recebia nada em troca. Recebia um "nota fiscal paulista?".
    É ...o choque é grande qdo a gente volta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em cidades grandes é bem assim mesmo Ana!!! Talvez em cidades menores até cumprimentem, por que quase todos se conhecem hehehehhe O choque é grande mesmo!!! bjs

      Excluir
  3. Engraçado que sempre ouço de brasileiros que no Brasil o atendimento é maravilhoso!!! kkk Concordo com você, mas acredito que o problema do Brasil "é mais embaixo". Nos comércios, restaurantes, geralmente as pessoas que ali trabalham vivem em situação precária (exceção para estabelecimentos de luxo, por exemplo) e tem um nível de compreensão muito baixo. Eles são "treinados" (lavagem cerebral) a seguir um padrão, e se a gente muda o padrão, eles se perdem!!!
    Dizem que no Brasil se fala inglês (quem reclama que os franceses não falam), mas quem fala é a classe média-alta, não o atendente de fast food. Quantas vezes disse para o meu marido fazer o pedido, pensando que no McDonald's do aeroporto certamente ele conseguiria se comunicar em inglês, mas não, sempre que tenho que ir tirá-lo do sufoco.
    E como a Ana Celia falou acima, é verdade que na Europa a gente se acostuma a dizer "bom dia" quando entra nos locais, e no Brasil ninguém diz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mal treinados né Milena?! Sei que a educação é ruim aqui, mas locais de luxo treinam muito bem e por isso conseguem melhores resultados. Brasileiro está (mal) acostumado a receber tudo mastigado, se ele tem que pensar um pouco, já fica difícil. bjs e obrigada pela visita

      Excluir

A-do-ro Comentários!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails